Nossa abordagem a respeito da integridade de conteúdo
Todos os dias, pessoas de todo o mundo visitam o Tripadvisor para ver dicas sobre como planejar e fazer viagens. A plataforma é alimentada pela generosidade de pessoas que têm experiências memoráveis e depois compartilham o que aconteceu com as outras.
Ao longo dos anos, milhões de pessoas compartilharam suas experiências pessoais no Tripadvisor na forma de avaliações. Elas oferecem dicas sobre destinos e estabelecimentos do mundo todo e, por isso, é extremamente importante que os viajantes confiem nas informações que passam. É por isso que cada avaliação deve seguir um conjunto criterioso de diretrizes de publicação. Essas diretrizes determinam quais avaliações podem ou não ser publicadas no Tripadvisor.
Mas como o Tripadvisor decide quais devem ser essas diretrizes? E como o site enforça as regras para garantir que sejam cumpridas?
Confira em detalhes os princípios que moldam nossas diretrizes de publicação e os passos que damos para garantir que elas sejam aplicadas.
Acreditamos que ninguém é melhor que os próprios viajantes para dar as melhores dicas de viagem.
Os colaboradores do Tripadvisor podem avaliar experiências em hotéis, restaurantes e atrações de todo o mundo. Nos últimos 20 anos, recebemos centenas de milhões de avaliações e opiniões sobre quase oito milhões de estabelecimentos, cobrindo praticamente todos os países.
Acreditamos no “direito de opinar”.
A comunidade do Tripadvisor tem uma experiência de viagem muito valiosa, e cada uma das centenas de milhões de pessoas que usam o site todos os meses deve se sentir à vontade para dar opiniões. Quando você se hospeda em um hotel, vai a algum restaurante ou conhece uma atração, tem o direito de falar sobre sua experiência com outras pessoas. Temos muito orgulho da comunidade que construímos e que ajuda tantas pessoas.
Por isso, levamos muito a sério a decisão de bloquear ou remover avaliações do nosso site. Pode até ser mais fácil ceder à censura e remover as avaliações com as quais os proprietários de estabelecimentos não concordam. No entanto, isso vai contra o que defendemos: os clientes legítimos têm o direito de contar suas experiências.
Acreditamos que cada cliente conta.
Todo cliente tem o direito de contar sua experiência, não apenas quem pagou a conta.
Por isso, pedimos que os colaboradores confirmem que estão escrevendo sobre suas próprias experiências antes de enviar avaliações ao Tripadvisor, já que não exigimos recibos nem comprovantes.
Acreditamos que todos devem seguir as mesmas regras.
Contamos com processos exclusivos de moderação de avaliações e conteúdo enviados ao Tripadvisor, assim como algoritmos de nossa propriedade que calculam a classificação diária de estabelecimentos no ranking dos viajantes. Esses processos e algoritmos são aplicados da mesma maneira a todos os tipos de conteúdo, reclamações e estabelecimentos. Ninguém nunca recebe tratamento preferencial na moderação das avaliações, nem mesmo nossos anunciantes.
Acreditamos que empresas que não seguem as regras devem ser penalizadas.
Os proprietários de estabelecimentos sabem que as pessoas confiam nas avaliações para ver dicas de viagens. Infelizmente, sabemos que sempre haverá uma minoria sem escrúpulos que vai tentar trapacear para se aproveitar disso. Definimos “trapaça” como qualquer tentativa de afetar de forma injusta ou desonesta as avaliações ou classificações de seu próprio estabelecimento ou de seus concorrentes.
Essas atividades constituem avaliações fraudulentas. Tentar publicar avaliações falsas ou desonestas é uma violação dos Termos de uso do Tripadvisor e das leis sobre concorrência desleal e garantias ao consumidor em muitos países. Investimos muito tempo, esforços e recursos, tanto de uma perspectiva automatizada quanto humana, para identificar e impedir que atividades fraudulentas cheguem à plataforma do Tripadvisor.
Como o Tripadvisor identifica e bloqueia avaliações fraudulentas
- Ao contrário de outras redes sociais, quando um viajante envia uma avaliação ao Tripadvisor, ela não é publicada imediatamente no site. Em vez disso, ela é avaliada pelo nosso sistema de análise de avaliações. Ele determina quais avaliações podem ser publicadas, quais exigem uma análise mais aprofundada de nossos moderadores e quais devem ser bloqueadas imediatamente. Em geral, esta análise leva menos de 24 horas.
- Nosso sistema de análise de avaliações captura milhares de pontos de dados associados a cada envio e combina essas informações com os pontos de dados que já conhecemos sobre milhões de outras avaliações, colaboradores e estabelecimentos no Tripadvisor. Nosso sistema é capaz de filtrar, analisar e categorizar grandes quantidades de dados de forma rápida e minuciosa. É assim que identificamos padrões de comportamento nas avaliações.
- Temos mais de duas décadas de experiência na identificação de comportamentos normais das avaliações em nossa plataforma. Somos especialistas em detectar padrões que não parecem normais e que podem indicar tentativas de avaliações fraudulentas.
- Temos centenas de equipes em todo mundo, que trabalham para analisar o conteúdo e identificar, bloquear e remover avaliações fraudulentas.
- Após a publicação, permitimos que estabelecimentos e outras pessoas sinalizem e denunciem as avaliações que acreditam serem fraudulentas. Todas as denúncias são avaliadas e analisadas por nossa tecnologia avançada e especialistas, que podem tomar medidas para remover as avaliações que violem nossas diretrizes de publicação.
- Também temos uma equipe de investigadores altamente qualificados e treinados com foco em impedir avaliações falsas. Entre outras atividades, eles se envolvem e detectam de forma proativa empresas e pessoas que tentam “vender” avaliações, bem como os estabelecimentos que tentam comprá-las. Estamos sempre aprendendo.
Os métodos usados por golpistas para enviar avaliações não param de evoluir. Mas nós também. Inovamos, atualizamos e melhoramos nosso sistema diariamente para ficar um passo à frente de qualquer um que tente burlar o esquema.
Como o Tripadvisor penaliza estabelecimentos envolvidos em fraudes de avaliações
- Bloqueamos ou removemos avaliações falsas.
- Cada envio fraudulento identificado tem um impacto negativo na posição do estabelecimento no ranking dos viajantes, não importa se foi publicada ou não.
- Podemos desqualificar estabelecimentos infratores de nossos programas de reconhecimento e premiação, como o Travellers’ Choice.
- Perseguimos pessoas e empresas que oferecem estimular a reputação de estabelecimentos com avaliações falsas. Quando identificamos tais grupos, todas as avaliações falsas são bloqueadas ou removidas, os usuários dos serviços são penalizados e, em alguns casos, até ajudamos a justiça a levar fraudadores à prisão.
- Estabelecimentos que tentam burlar as regras repetidamente recebem um alerta vermelho no perfil no Tripadvisor, para mostrar que não estão cumprindo as diretrizes. Não removemos perfis de estabelecimentos que quebram as regras, pois muitas vezes é exatamente isso que proprietários inescrupulosos querem. Eles não querem que os viajantes se beneficiem da transparência proporcionada pelas avaliações. Mas nós queremos. É por isso que vamos listar os estabelecimentos em nossa plataforma se eles estiverem abertos e aceitarem clientes.
Por último, acreditamos na importância de manter nossa comunidade informada.
Contamos com mais de centenas de milhões de avaliações e opiniões no Tripadvisor, disponíveis para milhões de pessoas que acessam o site todos os meses. Por isso, temos certeza de que tomamos as medidas certas para manter o nosso conteúdo atualizado e útil.