Perguntas frequentes sobre fraude de conteúdo (para proprietários)


Claro! É uma ótima ideia solicitar que os clientes avaliem o seu estabelecimento. Isso mostra que você se preocupa com o feedback deles e com a melhoria do estabelecimento.

Você pode usar os recursos do Portal do Administrador para lembrar os clientes de fazer avaliações. Faça login, clique na guia “Avaliações” no menu e selecione "Avaliações Expressas". Assim, você envia e-mails aos visitantes recentes solicitando que façam uma avaliação no TripAdvisor. Você deve ser um proprietário registrado para acessar o Portal do Administrador do seu estabelecimento. Para se cadastrar, acesse tripadvisor.com.br/Owners e siga as instruções.

Mas lembre-se de que você não pode oferecer aos clientes nenhum incentivo para que façam avaliações. Também recomendamos que os clientes enviem suas avaliações depois que voltarem para casa, usando o computador ou dispositivos móveis.


Podemos partilhar consigo a natureza da violação que resultou numa penalização por fraude, mas, devido a requisitos de privacidade, não podemos falar sobre os pormenores específicos do caso.

Recomendamos vivamente que se familiarize com a definição de fraude do Tripadvisor e que fale com a sua equipa e os parceiros de marketing sobre a sua atividade no Tripadvisor. Caso descubra informações que podem explicar a sua situação, contacte-nos através do Portal do Administrador e forneça-nos detalhes.


Se você recebeu esse e-mail, nossa equipe de integridade de conteúdo detectou alguma atividade suspeita na sua conta. Por enquanto, isso é apenas um aviso. É uma boa ideia lembrar TODOS os seus funcionários (recepção, comida e bebida, manutenção, limpeza, gerência, prestação de serviços) das nossas diretrizes de fraude.

Você também deve entrar em contato com a equipe de integridade de conteúdo de forma proativa e informar as medidas tomadas para prevenir que o seu hotel fosse penalizado. Instruções sobre como fazer isso serão incluídas no e-mail de "Notificação oficial do Tripadvisor".


Os visitantes do Tripadvisor acessam o nosso site em busca de informações e avaliações imparciais, além de conteúdo sobre acomodações, atrações, restaurantes e outros lugares. Quem fornece esse conteúdo são os viajantes que desejam compartilhar suas experiências individuais com a comunidade do Tripadvisor.

O Tripadvisor tem o compromisso de garantir a integridade do conteúdo que coletamos e fornecemos à nossa comunidade global de viajantes e estabelecimentos.

Qualquer tentativa de enganar, influenciar ou se fazer passar por um viajante é considerada fraudulenta e é passível de punição. Por exemplo:

Tentativas por parte de um proprietário ou representante de um estabelecimento de melhorar sua reputação usando um destes métodos:

  • Fazer uma avaliação sobre o estabelecimento ou sobre outro que seja de seu interesse financeiro ou do qual seja proprietário ou gerente.
  • Contratar empresas de otimização, de marketing ou terceiros para o envio de avaliações.
  • Passar-se por um concorrente ou cliente.
  • Oferecer incentivos como descontos, upgrades ou qualquer tratamento especial em troca de avaliações..
  • Pedir que amigos ou parentes façam avaliações positivas.
  • Fazer avaliações em nome de clientes.
  • Copiar opiniões de pesquisas de satisfação e enviá-las como avaliações de viajantes.
  • Solicitar avaliações somente dos clientes que tiverem tido uma boa experiência (usando e-mails, pesquisas ou outros meios).
  • Pressionar viajantes para que removam uma avaliação negativa do Tripadvisor.
  • Solicitar que clientes removam suas avaliações em troca de um desconto ou incentivo.
  • Proibir ou desencorajar clientes a fazerem avaliações negativas sobre suas experiências.

Tentar prejudicar a concorrência enviando avaliações ou qualquer outro tipo de conteúdo

  • Proprietários e seus representantes NÃO devem fazer avaliações sobre a concorrência direta mesmo que para relatar uma experiência verdadeira.

Para relatar conteúdo potencialmente tendencioso, clique em “Problemas com esta avaliação?”, localizado na parte inferior de cada avaliação publicada. Após a denúncia, pesquisaremos a reclamação dentro de 48 horas e aplicaremos as penalidades necessárias. Inclua em seu relato todas as informações que achar que podem nos ajudar a entender o problema. Agradecemos a ajuda de nossa gigantesca comunidade de membros leais.


O Índice de Popularidade do Tripadvisor usa as classificações dos viajantes para determinar o grau geral de satisfação com estabelecimentos. Ao contrário de sites que simplesmente classificam hotéis de acordo com o preço e categoria, usamos um algoritmo próprio para calcular a opinião de outros viajantes de acordo com a quantidade, qualidade e data das avaliações no Tripadvisor.

Como saber se um hotel é ideal para você? A diária pode até caber no seu bolso, mas será que os quartos são limpos? A localização é segura? Como é o atendimento? O Índice de Popularidade ajuda você a responder a perguntas como essas e a escolher a melhor acomodação para a sua viagem.

Os hotéis que aparecem nas suas pesquisas são classificados de acordo com a qualidade, segundo o cálculo do nosso Índice de Popularidade. Isso garante que você sempre conta com um ponto de vista atual e imparcial sobre os melhores hotéis.

Nossas classificações são:

  • Reais: totalmente orgânicas. A classificação não é influenciada por assinaturas pagas.
  • Recentes: novas informações são incorporação constantemente.
  • Globais: refletem avaliações de viajantes internacionais.
  • Imparciais: baseadas em pontos positivos e negativos.