“Um Michelin que corresponde a expectativa.”

Gastronomic Restaurant The Yeatman
Reservar uma mesa
qua, 24/07
20:00
Classificado como n.º 9 de 494 Restaurantes em Vila Nova de Gaia
Cozinhas: Portuguesa
Mais detalhes de restaurantes
Bom para: Vista panorâmica
Opções de restaurantes: Últimas horas da noite, Pequeno-almoço, Jantar, Serviço de entrega, Reservas
Avaliou em 27 de maio de 2019

Apesar dos elevados preços da casa, o conjunto todo da experiência gastronômica corresponde ao que se espera.Pratos bem elaborados, carta de vinho com dezenas de muito boas opções e preços razoáveis para os vinhos.Já o menu degustação está muito caro.As instalações amplas e agradáveis com uma deslumbrante vista do Douro e da cidade do Porto são também um diferencial para completar a experiência.Faça reserva com antecedência via internet e há necessidade de agregar um cartão de crédito à reserva e se faltar há uma penalização pecuniária.Recomendo, eu e esposa ficamos satisfeitos e o total do jantar saiu por cerca de 410 euros.

Data da visita: abril de 2019
Obrigado psfselva
Escrever uma avaliaçãoAvaliações (1 130)

Avaliou em 23 de abril de 2019 via rede móvel

O hotel e simplesmente lindo e o restaurante lindo, com uma vista espetacular do Porto. Entretanto, embora seja estrelado, já visitei restaurantes com melhores menus degustação.

Data da visita: abril de 2019
Obrigado paulofernandom535
Avaliou em 20 de março de 2019

Desde 2012, na sequência da primeira estrela Michelin, que estávamos para ir jantar ao The Yeatman. Só agora e de um momento para o outro se deu essa possibilidade: a degustação de um menu do Chefe Ricardo Costa.
Após um cocktail no BAR, uma Marguerita e um Bolt –para quem conduz–, que estavam sem reparos, dirigimo-nos ao Restaurante Gastronómico onde tivemos uma excelente recepção e orientação para uma mesa na primeira linha das janelas.
Apresentaram-nos o menu da noite –cuja cópia fornecem após o jantar– e a carta de vinhos. Por uma questão de idade avançada e o facto de ser jantar, já não aguentamos a sugestão da harmonização dos pratos com diferentes vinhos, o que seria desejável e recomenda-se, pelo que escolhemos um nosso habitual vinho branco, com aroma a frutos secos, acidez bem doseada e muito bom corpo, o Quinta do Vallado Reserva, neste caso do ano de 2017, o que daria um razoável compromisso transversal ao longo do menu –embora não sendo muito ambiciosos.
O serviço começou então com os ‘amuse bouche’ ou boas vindas do Chefe que constaram de ostra do mar, petinga frita, ostra de frango no churrasco e atum em formas originais e extremamente elaboradas que, contudo, mantinham no palato os seus sabores tradicionais. A frescura da ostra do mar, o crocante da petinga, o sabor da ostra do frango e a bem conseguida junção da alga nori e o atum em sandwich com toques de molho de soja foram, assim, devidamente apreciados.
Veio então o ‘couvert’ com pão de centeio e trigo ainda quente, acompanhado de azeite extra virgem Vargellas, da casa Taylor, extraído da primeira prensagem a frio das azeitonas, e, provavelmente, da melhor manteiga que já comemos, de leite de vaca, cabra e ovelha, com uma suavidade e um pequeno travor magníficos!
Entramos então nos pratos principais, com o que poderemos considerar duas entradas: ouriço-do-mar e camarão da costa. O ouriço-do-mar, de uma frescura insuperável, acompanhado de uma pequena bola recheada do mesmo, estava soberbo e o camarão em cama de xerém diferente e agradável.
Seguiu-se choco com tinta, em diferentes formas, em que o molho estava particularmente agradável; um prato de algo cujo nome não fixamos e que não constava do menu, apresentando-se como surpresa e que nos fazia lembrar angulas, com uma componente crocante, de sabor interessante, mas cujos ‘animais’ não são de lembrança simpática, para nós; e lampreia em pequenos pedaços, num conjunto interessante ligado pelo molho à bordalesa, em que o sabor não enganava.
Nas carnes, foram servidos leitão, apelidado de tropical pelo seu acompanhamento de manga, coco e chili, em que a pele estava impecavelmente ‘constipada’; e pombo de caça, de forte sabor, com uma deliciosa alcachofra-girassol, com molho de ensopado reduzido, que certamente agradaria a entusiastas da arte.
Como sobremesas duas variações muito elaboradas de mirtilos e de laranja sanguínea, esta numa forma de quente e frio, particularmente agradável e saborosa.
Terminamos com uma infusão do Chefe e duas ‘fofuras’, uma turfa de café e um mini pastel de nata, de um conjunto muito diverso de ‘mignardises’, numa hora em que a nossa criatividade de escolha já não ajudava, uma vez que já se tinham passado quatro horas à mesa!...
Resta dizer que o ambiente era muito agradável, não ruidoso, e o serviço extremamente afável, com o cuidado de explicar o conceito do prato e de responder a eventuais perguntas.
O custo da refeição é alto –170 euros p.p. –, mas dado o trabalho conceptual subjacente e o de execução será aceitável, para quem queira fazer um menu de degustação sofisticado. A garrafeira é infindável e os preços não exageradamente elevados tendo em atenção o nível do restaurante –75 euros para a harmonização com os pratos. Se se comparar com os valores praticados noutros países, para o mesmo nível de restaurante e refeição, teremos uma agradável surpresa!
E, por fim, um ‘irritante’. Certamente já um pouco cansados –estávamos próximos à meia-noite– esquecemo-nos da ‘TIP’ a inclui no cartão de crédito, o que constatámos, mais tarde, quando registamos a despesa, com NIF obviamente. Apenas deixámos, como sempre, uma pequena lembrança em numerário –sem impostos– para quem nos trás a conta. Ficámos aborrecidos pois reza o protocolo que, sem ‘TIP’, o serviço seria altamente criticável, o que de todo não aconteceu, como vimos. Aqui, não levaríamos a mal uma palavra gentil do empregado a perguntar se não queríamos deixar a ‘TIP’ ou se o serviço não teria sido do nosso agrado; tal palavra gentil seria, por nós, bem recebida. Paciência. Fica o reparo do ‘irritante’ da nossa responsabilidade que será corrigido em próxima visita, na melhor oportunidade e, certamente, com novo menu, para nova experiência e serviço de igual nível!

Data da visita: março de 2019
3  Obrigado Antonio P
Avaliou em 1 de março de 2019 via rede móvel

Após uma noite bem passada, com uma belíssima experiência no Gastronomic, faltam-me as palavras, restam-me as memórias. Nada se pode acrescentar quando todos os ingredientes do sucesso são comprovados e degustados à mesa do Restaurante. Serviço de sala exímio sem contrastes ao que ultrapassa a porta da cozinha para o exterior!
Tudo está no sítio onde deveria estar.
Um grande obrigado a todos pela experiência memorável, e por todo o acolhimento.

Data da visita: fevereiro de 2019
Obrigado pedron4792
Avaliou em 16 de fevereiro de 2019 via rede móvel

Há muito que ir a um restaurante de estrela Michelin estava no meu objetivo

Pesquisei e dos críticos esta seria a melhor escolha

Menu do dia dos namorados em que foram muito flexíveis com os gostos da minha namorada que é muito esquisita :)

Mas se há sítio para experimentar coisas é aqui

Experiência fenomenal, tudo bom, impressionante a explosão de sabores e ótima seleção de vinhos

Total 500e para 2 pessoas. Se me perguntarem se é justo este valor, digo que não mas se um dia na vida devíamos ter uma experiência assim, sem dúvida que sim.

Foram 3 h de uma agradável surpresa , ótima comida, ótima bebida, ótima vista e muita simpatia e profissionalismo das pessoas .

Data da visita: fevereiro de 2019
Obrigado guapoanes

Os viajantes que visualizaram Gastronomic Restaurant The Yeatman também visualizaram

Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto
Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto

Porto, Distrito do Porto

Esteve em Gastronomic Restaurant The Yeatman? Partilhe as suas experiências!