San Pedro de Atacama
Caixa de entrada
Destaques da avaliação
Araya

Ótimo custo benefício, ótimos lanches, vans confortáveis, guias simpáticos que sabem explicar as... saiba mais

Avaliou há 2 semanas
larissakjlle
Joinville, SC
Passeios - Deserto do Atacama

Estive no Atacama em janeiro e fiz todos os passeios com a Araya. Empresa com mta responsabilidade... saiba mais

Avaliou há 2 semanas

Valle de La Luna
13 avaliações
desde 55,00 US$
Avaliado 16 de janeiro de 2020 via rede móvel

Ótima agência. Respondeu bem rápido dando a cotação que pedimos e ofereceu ainda outras sugestões de passeios interessantes. Os preços cobrados foram justos. Fizemos tudo (nove passeios no total, seis de meio período e três de dia inteiro) com guias privados os quais, na maioria, foram muito bons. Sempre que mantivemos contato durante a estadia eles nos respondiam e inclusive alteravam uma ou outra programação quando possível (obviamente, as alterações são mais fáceis no tour privado). Os coquetéis e refeições fornecidos durante os passeios foram bem gostosos e os locais escolhidos muito agradáveis. Dignos de elogios os guias Pamela e Pablo. Obviamente, um ou outro guia pode não agradar, mas quando isso ocorre não custa manter contato e pedir a troca. O pessoal da Araya foi bem receptivo aos pleitos que fizemos. Valeu muito

Obrigado vagnerqueiroz
Avaliado 14 de janeiro de 2020

Escolhi a Araya por causa dos comentários no Trip Advisor. Tudo que você não quer em uma viagem única dessas, é ter problemas com passeios. Por isso fechei meus 11 passeios no Atacama com a Araya. Foram atenciosíssimos desde a Camila por e-mail, resolvendo tudo e tirando minhas dúvidas, até os dias dos passeios.

Não fechei o Uyuni com eles porque o preço era quatro vezes (isso mesmo, quatro vezes) mais caro que a maioria das outras empresas. Achei um tanto absurdo, já que o serviço não tinha como se diferenciar tanto das outras.

O único ponto a melhorar, e eu falei isso para as meninas no atendimento em San Pedro, é que eles marcam para te buscar no hostel entre dois horários de aproximadamente 40 minutos. Sugeri que fizessem antes uma lista de sequência de pegar cada pessoa, pois num espaço de tempo tão largo, teve dias que não tomamos café no hostel (porque só era servido a partir de 7h30), para ficarmos prontos desde 7h e éramos os últimos a sermos pegos. Essa logística poderia melhorar.

Contudo, não atrasaram em nenhum passeio, os lanches eram MUITO bons, o que me fez economizar dinheiro, já que nos lanches perto do almoço ou janta já me serviam como tal.

Os guias são muito bons e preparados. Não tive problemas com nenhum. A Vânia, Camila, Thalia, Pamela, Gonzalo, Ricardo, Eric, dentre outros, estão sempre disponíveis para tirar fotos e tentar chegar às atrações antes de outros grupos (principalmente o Gonzalo).

Se vocês não quiserem problemas com passeios no Atacama, escolham a Araya sem medo.

1  Obrigado RodrigoSensei
Avaliado 13 de janeiro de 2020

Escolhemos a agência Araya e tivemos experiências maravilhosas, foram pontuais para buscar-nos para os passeios, os guias são excelentes de modo geral, em especial o Eric, Hugo, Vãnia e Lu foram muito atenciosos!
A única coisa que acreditamos que possa ser melhorada é o período de tempo dos tours de alguns passeios, pois no passeio das lagunas Cejar e Tebinquiche ficamos cerca de 2 horas esperando o pôr do sol sem ter muito o que fazer, sendo que estávamos na laguna piedras anteriormente que é a única que se pode entrar das três e o tempo lá foi muito reduzido. Nesse aspecto poderia ser mais bem planejado, mas de resto foi tudo incrível, a trilha sonora na Van a caminho dos passeios é sensacional para quem curte Cree Dance e outros clássicos do Rock, os coquetéis são muito bons também, porém deveriam ter mais de um sabor de suco ou ter refrigerante.

2  Obrigado lucianaasth
Avaliado 12 de janeiro de 2020 via rede móvel

.Escolhi a agência Araya para realizar alguns dos passeios pelo Atacama, lendo as avaliações do Trip, pelo atendimento ágil da Jéssica no contato inicial e pelos seus tours buscarem e devolverem no hotel, seja qual for o destino contratado.

Como em uma parte da viagem, ficamos hospedados em um hotel mais distante, foi muito cômodo contratar uma empresa com esse serviço.

Infelizmente, a Araya não presta serviços no dia 01/01.

A agência possui preços intermediários e definem seus tours como “semi privativos”, porque fecham grupos de até 10 pessoas por veículo.

Isso propõe um atendimento bem mais personalizado do guia e do motorista aos passageiros, quanto à explicações sobre o local, duração do tour, fotografias e eventual imprevisto ao longo do passeio.

A quantidade de pessoas, em nossa experiência, fez toda a diferença.
Fechamos dois passeios com outra empresa, que embora fosse bem qualificada, incluiu 22 pessoas em um micro-ônibus. Foi muito desconfortável e demorado.

Com a Araya, contratamos o Geiser El Tatio, as Lagunas Escondidas e o Salar de Tara. Infelizmente, na noite anterior ao Geiser, passamos por maus bocados pela falta de água no hotel, sujos de areia e sal, mal estar da altitude.
Entrei em contato com a agência para remarcar o Geiser e reconfigurar nosso roteiro.
Não houve reembolso, mas a Araya nos ofereceu o Geiser e a Laguna Cejar para o dia seguinte, no lugar do Salar de Tara, de forma a atender nossa preferência pelo Geiser e minimizar nosso infortúnio.

O guia Hugo foi extremamente atencioso, nos acompanhando em dois tours. Simpático, com interesse em nos ensinar a história da região, solícito e paciente.

A agência é pontual e conta com uma cozinha memorável, oferecendo lanches e pratos muito, muito saborosos, a exemplo do cream cheese com calda de framboesa ou molho shoyu.
As restrições alimentares de cada um foi lembrada.

Também forneceram um lindo bolo de aniversário para meu namorado, acompanhado de vinho, sucos... Cantamos parabéns com o grupo e todo mundo pode se deliciar com o doce.

No passeio da Laguna Cejar, chegamos mais cedo para aproveitar melhor o banho, pois nas Lagunas Escondidas havia tantas pessoas na última lagoa, que foi difícil entrar ou fotografar.

Também contam com um espaço exclusivo para oferecer o coquetel e assistirmos ao pôr do sol na Laguna Tebenquiche.

Recomendo a agência Araya. E sugiro aos leitores que busquem empresas que realizem tours com grupos menores bem como busquem/devolvem no hotel (com opção de ser deixado no centro, somente se solicitar) pela comodidade.

Em alta temporada, acho válido reservar os passeios de interesse com antecedência. A Araya oferece condições de pagamento no Brasil, por transferência e cartão de crédito.

Aos bons motoristas e mais aventureiros, deixo a dica para seguirem aos passeios em carro próprio ou locado. No decorrer da viagem, nos deparamos com diversos viajantes (que saíram de carro do Brasil ou locaram no Chile), fazendo tours independentes ou contratando táxis privativos para até quatro pessoas. Isso pode tornar a experiência no Atacama mais flexível, dinâmica e fugindo dos horários de pico do turismo.

Preferindo contratar uma agência, a Araya é excelente opção semi-privativa com preços médios e refeições excepcionais!.

3  Obrigado NayaneCapone
Avaliado 12 de janeiro de 2020

Foi uma grata surpresa todo o atendimento da equipe da Araya, desde os primeiros contatos com a Camila, via email e as atendentes via wats, até os dias de passeio com os guias Eric, Pablo, José V., Thalya e os motoristas. Todos muito alegres e atenciosos. Sempre cuidando para que tivéssemos o melhor. Estávamos em 6 pessoas, sendo uma criança de 8 anos. 3 de nós são vegetarianos e eles tiveram a delicadeza em providenciar lancinhos especiais para a hora do coquetel. Nos apaixonamos pelas belezas do Atacama e temos certeza que o atendimento que recebemos por esta equipe nota 10 contribuiu e muito para isso!
Só podemos agradecer e aguardar ansiosos pela próxima experiência com a Araya, pois já estamos planejando nossa próxima visita a este pedaço magnífico da mãe natureza.

Data da experiência: dezembro de 2019
2  Obrigado H5149CHalines