Passei no Ventozelo, como habitualmente faço no douro, um fim de semana em epoca de vindimas.
Vou experimentando vários hoteis e desta feita repeti o Ventozelo, onde já tinha estado quando abriu.
Nessa primeira estada notei pela positiva a localização e os espaços exteriores, e pela negativa as refeições e o serviço (lento, desatento e pouco cuidado).
Tive também dificuldade de almoçar no dia da partida (domingo), onde quase parecia que me serviam por especial favor.
No entanto, para um hotel em inicio de funcionamento, seriam questões normais.
Para minha surpresa, e embora a localização (e vinhos) do Ventozelo sejam de facto muito agradáveis, mantem-se o problema das refeições e serviços, relativamente aos quais o hotel nada fez para alterar.
Julgo ser, aliás, uma quesixa recorrente quer no tripadvisor, quer de amigos e conhecidos que se alojaram no Ventozelo - o que torna tudo ainda mais estranho.
No total paguei pela estada de uma noite, com um jantar, muito próximo de €500 - o que, em meu entender, justifica um serviço condicente.
Sem me alongar no relato, e a exemplo do que havia acontecido com a primeira estada, estava na piscina e pedi ao funcionário o favor de contactar com o restaurante para marcar mesa para almoço para quatro pessoas ao que o funcionário questionou quem seriam as outras duas pessoas - ao que respondi que seria uma casal amigo que se juntaria.
Respondeu-me prontamente, sem qualquer ligação ou explicação, que o restaurante estava fechado.
Fiquei intrigado com a resposta e insiti, questionando se o restaurante já não funcionava ao almoço. Então respondeu que funcionava mas apenas para hóspedes e não para visitantes - ao que retorqui que eramos hóspedes, pedindo o favor de ligar para aferir da disponibilidade para almoçar.
Após ligar, disse-me que estava a aguardar resposta do restaurante, tendo-me depois comunicado que não poderia almoçar.
Desloquei-me à recepção para tentar perceber a questão, ao que mes responderam que "era o restaurante que mandava" e que não podiam fazer nada.
Ou seja, trata-se de um hotel em que para o hóspede o "não" é garantido e que, a partir daí, tudo o que fizer será por especial favor.
Ora, considero que um hotel tem de fazer o hopsede sentir-se como um verdadeiro convidado, atendido e serviço com diligência, cuidado e disponibilidade - que é o oposto do que infelizmente sinto no Ventozelo.
Escusado será dizer que acabei por não almoçar no hotel, expressei o eu desagrado no checkout, recebendo de volta um encolher de ombros,e fui alomoçar à concorrência com o casal amigo.
De igual modo, será escusado dizer que não conto regressar ao Ventozelo, até porque pelo mesmo valor, e com melhor serviço, há outras ofertas no Douro.