Guardar
Reservar com antecedência
Porquê reservar no Tripadvisor?
  • Destaques da excursão e itinerário completo
  • Reserva online fácil
  • Garantia do preço mais baixo

Encanto Azul – Formas de conhecer
desde 271,72 US$
Avaliado 21 de setembro de 2020

Um dos lugares mais lindos da Chapada! O tom de azul é realmente surpreendente, de tirar o fôlego!! O cheiro de fezes/urina de morcego é notável, mas a gente se acostuma rápido. A incidência do sol que deixa a água ainda mais azul vai até aproximadamente 13h, então se organize para ir primeiro no Encanto Azul e depois no Poço Azul. Atenção. NÃO SIGA NO GOOGLE MAPS. O nosso gps nos fez ir muito mais a frente na estrada, até um lugar que não dava acesso ao lugar. Vá até o posto de gasolina em Riachão e procure PLACAS PARTICULARES. Infelizmente, não vimos placas públicas indicativas do lugar, achamos que isso poderia melhorar. Após entrarmos em Riachão, na estrada de terra, siga as placas para o Poço Azul. O encanto azul fica uns 3 quilômetros depois do Poço Azul. A estrada é de terra, mas dá pra ir perfeitamente em um carro comum, pois é terra batida. Fomos no verão local (maio a setembro), então não sabemos como fica em épocas de chuva. Tente chegar cedo, fomos no feriado do dia 07/09 e tinha bastante gente. Não estava lotaaado, mas como o lugar não é muito grande e o meio da nascente é fundo, as pessoas se aglomeram no raso, o que se torna inapropriado em tempos de pandemia, além de atrapalhar a sonhada foto no paraíso. Recomendo fortemente o aluguel de macarrão e óculos de mergulho no local. A água cristalina é surpreendente e o macarrão te deixa mais seguro para ir no fundo e admirar olhando para o alto esse cenário de filme. Me senti dentro do "Avatar": a nascente azul em meio às rochas com árvores enraizadas, cachoeira ao fundo e grutas. É sensacional, nunca vou esquecer. A entrada está sendo limitada por conta da pandemia. Um grupo de pessoas entrando a cada meia hora. Acontece que a saída desse grupo acaba ficando descontrolada e desorganizada, pois não dá pra saber ao certo quem entrou em cada horário. A entrada está custando 30 reais por pessoa e é possível pagar meia. Se você tiver a possibilidade, vá durante a semana. Deve ser um sonho, ter o lugar só pra você. Realmente um tesouro escondido. Não deixe de ir, mesmo em época de chuva, por se tratar de uma nascente, o azul continua surpreendente (diferente do Poço Azul). Importante dizer que esse não é um lugar com acessibilidade fácil, pois para se chegar até lá, é necessário descer uma longa escadaria (e depois subir, claro).

Data da experiência: setembro de 2020
1  Obrigado lariissadeoliveira
Avaliado 4 de março de 2020

Lindooooo demais. Preservado. Limpo. Lugar onde se tem a certeza de que Deus existe!
Leve óculos de mergulho: o azul é inacreditável!!!!

Data da experiência: fevereiro de 2020
Obrigado carlapiauibrasil
Avaliado 28 de fevereiro de 2020 via rede móvel

Se você vai conhecer o poço azul, vale a pena dá uma passadinha pra conhecer o Encanto Azul, são bem próximos e NÃO é necessário carro 4x4 pra ter acesso. O lugar é lindo e é bom saber nadar, pois é bem fundo. O acesso a gruta tem uma escadaria enorme, não tem acessibilidade.

Data da experiência: outubro de 2019
1  Obrigado anapaulanunesj
Avaliado 17 de dezembro de 2019

Importante informar que agora o acesso ao Encanto Azul pode-se fazer de carro comum, não sendo mais necessário 4x4.
Situa-se a aproximadamente 6km, em estrada de terra, após o Complexo do Poço Azul, por isso é bem comum fazer essas duas atrações no mesmo dia. Eu fui primeiro no Encanto Azul e após no Poço Azul.
O valor da entrada custa R$ 30,00 (setembro de 2019) e o acesso ao Poço Encanto Azul é uma descida por uma escadaria de madeira, o que pode exigir algum esforço na volta para os mais sedentários ou quem tenha alguma dificuldade de locomoção.
Trata-se de um poço de água cristalina, formado por uma nascente, ao redor de paradões rochosos.
O melhor horário para ver o azul mais bonito na água é quando o sol bate exatamente na água. Pelo que me falaram o horário muda um pouco dependendo da época do ano, mas creio que seja entre 10h e 14h. Também de preferência para ir em dias de semana para fugir um pouco da multidão, pois o lugar não é grande e facilmente fica lotado. Fui numa sexta-feira e já achei que tinha muita gente.
No local também alugam coletes salva-vidas e a boia macarrão espaguete, pois num trecho é bem fundo. Pode-se levar snorkel, visto que há pequenos peixes.
Numa das fendas das rochas há morcegos, mas nada que atrapalhe seu banho.
A estrutura na entrada do Encanto Azul (antes do inicio da trilha) é bem simples, com um pequeno bar, mas estão construindo algo maior.

Data da experiência: setembro de 2019
2  Obrigado ElaineStre
Avaliado 15 de dezembro de 2019 via rede móvel

Para ter privacidade o segredo é ir fora do fim de semana. O acesso ao poço encanto azul é feito por escadas. O lugar é lindo, a água com vários tons de azul, que mudam com a incidência do sol. Tem vários peixinhos

Data da experiência: dezembro de 2019
Obrigado rosangela1910