Guardar
Destaques da avaliação
Fotos do Sítio !!

🇮🇹🍽🇧🇷 Comida Típica Italiana 🧀🍪 Produtos Coloniais 🐮🐶Em meio a natureza 🎥Cenário da... saiba mais

Avaliado 21 de novembro de 2019

Anderson Paulo P
Erechim, RS
Ler todas as 16 avaliações

Avaliado 14 de agosto de 2020

Pelas descrições que encontramos nos folhetos turísticos e também no Centro de informações ao turista, ficamos curiosos em conhecer.
Já na saída da cidade (sentido Salto Veloso) há uma bifurcação com placa com várias indicações. Seguindo à esquerda, Linha Pinhal e Salto Veloso. Seguindo à direita, Linha Babenberg.
Então resolvemos começar pela linha Babenberg. Como à partir deste ponto não há mais placas, fomos seguindo o que consideramos a estrada principal (que, mesmo sendo de terra, não estava ruim). Confesso que foi decepcionante. Além de nunca sabermos se estávamos no caminho certo, os pontos de destaque do guia turístico não chamaram nossa atenção. Construções comuns e sem charme. Até a “casa” de um dos pioneiros austríacos está com ares de abandono. Como estávamos “perdidos”, acabamos saindo em uma estrada melhor (depois descobrimos que era a que levava para Salto Veloso) e consideramos que nos levaria de volta à cidade (Da bifurcação até sair na estrada para Salto Veloso creio que rodamos uns 5-6 km). Seguimos por ela e logo à frente vimos a placa indicando Linha Pinhal. Já que estávamos ali, decidimos seguir por ela. Fomos até o Sítio Nonno Cillo (famoso pela novela Ana Raio e Zé Trovão) e retornamos pra cidade. Então fiz questão de tirar a distância. Do sítio até a bifurcação citada no início, são 7 km.
Fizemos o tour de carro e não paramos para comprar/visitar/comer nada. Então não temos opinião à respeito.
Quanto à paisagem em si, não vá esperando aquelas estradas bucólicas com casas charmosas e jardins floridos. Apenas em alguns pontos esporádicos há algo que chama a atenção. Tanto que as fotos do Trip resumem-se basicamente ao Sitio Nonno Cillo.
Ao meu ver, a Linha Pinhal (onde a estrada é mais plana e larga) ainda tem algum interesse. Já a Babenberg (estrada mais estreita com várias subidas e descidas) é dispensável.

Data da experiência: julho de 2020

Linha Pinhal-TT-SC

Data da experiência: janeiro de 2019
Obrigado carla_frronatto
Avaliado 23 de setembro de 2019

Lugar bonito porém não priorize como visitação, se der tempo vá, pessoal do sítio é receptivo e vale pelos produtos coloniais, almoço somente com reserva.

Data da experiência: setembro de 2019
Obrigado Anderson Paulo P
Avaliado 20 de julho de 2019

Fomos conhecer a Linha Pinhal e adoramos. Muito linda, estrada de chão mas muito boa para andar. Fomos conhecer o Sítio Nonno Cillo uma colônia italiana que vende produtos colonias e onde foi cenário da Novela Ana Raio e Zé Trovão exibida em 1990/1991 pela antiga TV Manchete. Vale a pena conhecer e fazer umas comprinhas de geléias, biscoitos, queijos, salames, vinagre, vinho, ervas e cachaça.

Data da experiência: julho de 2019
Obrigado PetrosFerr
Avaliado 17 de junho de 2019

Conhecer o lado rural de Treze Tílias é imperdível, recomendo, também, o almoço no Sítio do Nono, comida saborosa, ainda levar de recordação através de fotos
o ambiente do sítio, conversar com o nono

Data da experiência: maio de 2019
Obrigado daisyfr