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Fórum: Problemas com o atendimento da Azul

Joy
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Problemas com o atendimento da Azul
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Alguém já teve problemas com o atendimento ao cliente da Azul? A atendente despachou minha mala de mão porque o bagageiro estava lotado e no aeroporto de destino vi que estava com diversas avarias. Liguei várias vezes para a Azul e, apesar da educação dos atendentes, mentiram para mim falando que eu teria uma mala nova. Quando reclamei no site oficial do consumidor, a Azul pediu para excluir minha solicitação porque o site não era para exigir compensações. No site Reclame Aqui, mentiram que tentaram me compensar de diversas formas (apenas um voucher sem as taxas foi oferecido como única opção). Alguém teve problema similar ou soube resolver?

7 respostas a este tópico
Salvador, BA
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1. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Olá, Joy,

Na verdade as aéreas hoje em dia oferecem uma quantidade irrisória de milhas ou pedem que o passageiro faça três orçamentos e os submeta a elas para avaliação, e assim decidem elas se autorizam ou não o reparo.

É improbabilíssimo, pra não dizer impossível, que lhe ofereçam uma peça de bagagem nova.

Entretanto, se tem o número do protocolo, pode solicitar a gravação em que a oferta foi feita e ir ao ProCon, mas antes passando pelo Consumidor.gov.br.

Por favor nos mantenha informados de qualquer novidades, boa sorte,

Vítor

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2. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Joy, com a Azul nunca tive problema de danos à bagagem, mas com a Gol - especialmente quando viajava pelo menos 2x por semana -, acontecia com alguma frequência. A primeira coisa a fazer ao pegar a mala é verificar se existem danos.

O Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei n. 7565/1986) diz em seu art. 234, § 4°, que o recebimento da bagagem sem protesto faz presumir seu bom estado. O art. 244, § 2°, diz que você tem 7 dias para protestar contra avaria. Na sua mensagem vc não diz quanto tempo demorou, mas vou presumir que foi em menos de 7 dias. Mas minha dúvida é: ONDE vc fez essa reclamação? Tem que ter sido diretamente à empresa, e não por meio do Consumidor.gov ou do Reclame Aqui ou qualquer coisa do gênero...

Enfim, quando isso acontecer, procure um atendente da empresa aérea ainda na área de desembarque, antes de sair para a área pública. Informe sobre o dano e peça para fazer o registro. Se a empresa não registrou nenhuma avaria quando recebeu, não pode alegar que já estava daquele jeito. Se te indicarem para fazer em algum site, recuse. Pergunte onde fica o balcão de reclamações da empresa no próprio aeroporto (são obrigadas a manter um) e faça lá. Tire fotos da bagagem danificada ainda na área de desembarque, antes de sair. Enfim, registre as provas ainda no aeroporto.

Se vc fez sua reclamação diretamente à empresa em menos de 7 dias e eles se recusaram, procure o Juizado Especial e leve sua causa. É o jeito. Faça 3 orçamentos para propor reparação por danos materiais e dê uma chorada por danos morais (duvido que esse vc ganhe, já que se configura como "mero dissabor").

Joy
Rio de Janeiro, RJ
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3. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Olá, Vitor! Amanhã vou tentar ligar novamente para a Azul e aceitar o voucher, pois é a única opção que a empresa oferece... O último valor supostamente oferecido foi de 500 reais no site oficial do consumidor, mas a empresa pediu para excluir minha solicitação antes que eu pudesse aceitar. A Azul pode ser excelente em pontualidade e boa com os preços, mas é péssima no atendimento ao consumidor (tanto com solução de problemas tanto com cancelamento de voos).

Joy
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4. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Olá, Gustavo! Eu tentei registrar a reclamação no aeroporto mas não tinha nenhum funcionário no momento. Assim que cheguei em casa liguei para a Azul e a opção oferecida foi um voucher que não incluía as taxas. Fui extremamente maltratada pela assistente que conversou comigo pela internet, entretanto os atendentes que falaram comigo por telefone eram gentis. O problema é que a única opção da empresa é um voucher de valor irrisório, sendo que eu nem queria despachar a mala: despachei porque fui obrigada já que lotaram o bagageiro. Além disso, quando registrei a reclamação no site do consumidor solicitaram a exclusão da minha mensagem porque o site não deve ser usado para exigir nenhum recompensa (sendo que existe um espaço para você demonstrar o que você deseja como recompensa). Amanhã vou ligar para ver se consigo o voucher, porque a Azul não é muito gentil com os clientes.

Salvador, BA
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5. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Olá, Joy,

O procedimento de bagagem avariada/extraviada começa com NUNCA deixar a zona de entrega de bagagens sem o RIB, que protocola a questão no sistema e dá ao passageiro os direitos que o assistem, como pontuou Gustavo - como não mencionou nada a respeito e é um procedimento óbvio, assumi que já tivesse o documento e o protocolo!

Em não o possuindo, aceite a generosa proposta e esteja atenta em futuras viagens, pois o que lhe foi oferecido é exceção e não regra. Ainda assim, deixe seu relato no Reclame Aqui, que tem peso menos oficial que o Consumidor.gov.br, para alertar outros viajantes.

Melhor eu nem começar a contar minhas dúzias de histórias com bagagens com aéreas no mundo inteiro mas a maioria excessiva das questões teve final feliz, principalmente porque conheço meus direitos e não deixo as aéreas saírem ilesas.

Boa sorte e volte aqui pra nos contar a finalização do caso!

Vítor

Joy
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6. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Sim, Vitor. Eu tentei contato com a Azul no aeroporto mas, como disse no comentário acima, não tinha nenhum funcionário da empresa lá que pudesse me ajudar com essa questão e eu não poderia me dar ao luxo de esperar horas até alguém surgir. Além disso, o padrão da Azul é não ressarcir os passageiros, ao contrário de outras empresas aéreas como a Alitalia que compensam o estrago feito na bagagem. Eu tentei realizar todo o protocolo padrão pois sabia como proceder no aeroporto, já passei por isso anres, só não contava com a falta de funcionários no local. Enfim, como disse, o padrão da Azul é disponibilizar como única opção o voucher (sendo o primeiro oferecido de um valor ínfimo, tive que reclamar em vários sites até aumentarem) e mesmo que tivessem 1000 funcionários para me ajudar, essa seria a solução adotada pela empresa de qualquer maneira. Discordo imensamente de que seja uma generosa proposta, afinal era um bem material meu que me obrigaram a despachar pela falta de espaço em um voo que lotaram em uma pandemia e danificaram, mas se essa é a sua opinião nada posso fazer além de discordar. Obrigada pela ajuda e tenha um excelente dia :)

Data de edição: Fevereiro 19, 2021, 14:19
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7. Re: Problemas com o atendimento da Azul
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Que triste seu relato Joy.

 Viajo sempre que posso de azul e nunca tive problemas coma companhia.

 Continue escrevendo no forum e nos conte o desfecho desta história.

 Um abraço

 Erika Lopes

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