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Classificações e avaliações

Travellers' Choice2023
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Opinião do Guia MICHELIN

Este é um restaurante que te serve de desculpa para voltares em qualquer altura do ano, por quê? A especialidade da casa, o arroz carolino do Mondego, ...
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Avaliações (124)
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Avaliou há 3 semanas

A atenção dispensada assim que entrámos até sairmos, o tempo de espera pela comida, o ambiente muito tranquilo, a apresentação da comida; enfim! 5 estrelas!

Data da visita: março de 2024
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Avaliado 23 de janeiro de 2024 via rede móvel

Desde a chegada que se pronunciava uma boa experiencia. Excelente atendimento, pão de exceção, um arroz de polvo crocante e cremoso. Tudo com bom ambiente, e preço puxado, mas que começa a ser standard. Boa experienca, quero voltar para o qrroz caldoso de garoupa

Data da visita: janeiro de 2024
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Avaliado 20 de janeiro de 2024 via rede móvel

Restaurante muito charmoso, cozinha que privilegia produtos local, extremamente saborosa e com apresentação impecável. Comemos um arroz do mondego do mar que estava divino, vale muito a visita. Parabéns!

Data da visita: janeiro de 2024
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Avaliado 17 de dezembro de 2023

This is just an amazing restaurant! we had a show ansd all the catering for one week was serve by them! Pedro and Monica and there team are just amazing! Food good taste, presentation suber! Higly recomend! Este é um restaurante espetacular. O serviço de...catering de almoco e jantar durante uma semana foi incivel! Pedro e a Monica e a sua equipa foram incriveis! Comida saborosa, apresentação soberba. Recomendo vivamente!Mais

Data da visita: dezembro de 2023
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Avaliado 16 de dezembro de 2023

Originalidade na confecção dos pratos tradicionais portugueses? são uma das muitas mais valias deste espaço.

Data da visita: dezembro de 2023
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Avaliado 3 de dezembro de 2023

Luís de Sttau Monteiro, nos anos 70, considerava os snack bares como uma forma de padronização e alienação da gastronomia. Para Sttau Monteiro, os snack bares seriam "a expressão mais acabada do progresso". Segundo ele, os verdadeiros snack bares seriam aqueles que "se distinguem por...nada, que são a maioria, que são todos iguais". Após uma recente visita ao restaurante Olaias, tive um tête-à-tête imaginário com Sttau Monteiro. Descrevi-lhe a minha chegada ao restaurante às 13h45, e a minha espera paciente até poder perguntar se havia mesa para um comensal. A empregada, aborrecida pela pausa que lhe impunha na sua azáfama, respondeu-me liminarmente: "Não há mesa. Estamos cheios". Olhei em redor e vi uma mesa livre e outras prestes a terminar de almoçar, a comer sobremesas ou a beber cafés. Fingi que a impossibilidade fingida pela empregada de mesa pertencia a uma realidade virtual e traduzi-a mentalmente em metaversos: "Ó pá, a esta hora? Vai dar banho ao cão que eu quero é ir para casa."; "Se ainda viesses com uma família numerosa, agora um gato pingado – desampara-me a loja."; "Isto hoje até esteve cheio, a patroa já fez a caixa, por isso não estou para te aturar."; etc. Sttau, com a sua verve característica, respondeu-me assim: «O restaurante Olaias é um exemplo de como não se deve tratar os clientes. Nele se come, bebe, espera, desespera, aborrece, irrita, indigna, ofende, revolta, vai embora – faz-se tudo o que se pode fazer num restaurante. E o que se pode fazer num restaurante Olaias é tudo o que se pode fazer na vida. Os restaurantes Olaias são a vida. Mas os restaurantes gourmet Olaias não são todos iguais. Há os que se distinguem pela especialidade da casa, que pode ser um arroz carolino do Mondego com peixe, gambas, polvo, ou carabineiros, um bacalhau da Islândia, um cachaço de porco preto alentejano, uma bochecha de vitela, um lombo de novilho, um café, um copo de água, um guardanapo, um palito, um sorriso, um olhar, um beijo, um adeus. Há os que se distinguem pelo ambiente, que pode ser frio, quente, húmido, seco, escuro, claro, sujo, limpo, velho, novo, grande, pequeno, alto, baixo, largo, estreito, cheio, vazio, barulhento, silencioso, tranquilo, agitado, calmo, nervoso, sereno, irritado, pacífico, conflituoso, harmonioso, caótico, equilibrado, perfeito. Há os que se distinguem pelo serviço, que pode ser lento, rápido, ineficiente, eficiente, amador, profissional, incompetente, competente, desatento, atento, descortês, cortês, indelicado, delicado, grosseiro, gentil, antipático, simpático, desagradável, agradável, inútil, útil, mesquinho, generoso, desonesto, honesto, desleal, leal, inimigo, amigo, desconhecido, conhecido, estranho, familiar. Há os que se distinguem pela clientela, que pode ser remediada, rica, feia, bonita, velha, nova, gorda, magra, alta, baixa, larga, estreita, cheia, vazia, barulhenta, silenciosa, tranquila, agitada, calma, nervosa, serena, irritada, pacífica, conflituosa, harmoniosa, caótica, equilibrada, perfeita. Há os que se distinguem por tudo, que são a ínfima minoria, que são todos diferentes, que são os verdadeiros restaurantes, que são os restaurantes por excelência, que são os restaurantes puros, que são os restaurantes ideais, que são os restaurantes diferentes da vida, que são a vida que não é vivida no dia-a-dia. Pelo que me dizes, meu amigo, no Restaurante Olaias, as flores serão servidas em salada, com um molho de vinagre e mel, e os frutos, em compota, com um toque de canela e cravo. O sabor será agridoce, como a vida. O Olaias será um lugar onde se pode comer a árvore de judas, e sentir na boca o gosto da traição, do arrependimento. O Restaurante Olaias será um lugar onde se pode comer a árvore de judas, e morrer um pouco por dentro.» A esta diatribe de Sttau Monteiro, respondi com a minha habitual serenidade: «Meu caro Sttau (permite-me que te trate assim), na verdade, já aqui comi uma vez e até foi bastante bom. Também não posso snackbarizar o Olaias com base numa interacção fugaz com uma empregada atarefada. O atendimento deste restaurante, desta vez, foi igual ao de tantos snack bares: impessoal, desinteressante e displicente. Mas desconheço se a senhora que me atendeu recebe apenas o salário mínimo, se é tratada condignamente, se o restaurante está com falta de pessoal, ou se os empregados alguma vez tiveram formação em atendimento ao público. Seria demasiado leviano da minha parte, com tão pouco conhecimento, assacar responsabilidades totais à empregada pela falta de cortesia, ou penalizar a cozinheira por uma experiência desagradável que está relativamente fora do seu controlo. É claro que, tendo ido de propósito ao Olaias, que não é de todo um sítio de passagem, e tendo sido quase escorraçado do lugar, não fiquei com grande vontade de lá voltar. Lembrei-me logo de ti, porque assim que meti o rabinho entre as pernas pensei para comigo “vou mas é a um snack bar”. Ora eu que, como bem sabes, me pelo por um prato bem confeccionado, decidi baixar a guarda e ir a um desses sítios do costume, em que a excelência não impera, que não se distinguem por grande coisa no prato, mas em que o acolhimento familiar é garantido. E qual não foi a minha surpresa, meu caro, quando acabei por ter um almoço agradável, com um prato mal apresentado, mas com sabor mais do que aceitável, e dois dedos de conversa simpáticos com uma empregada de mesa da velha guarda, sem formação, mas com muito traquejo. “Viva os snack bares”? Não! Abaixo o mau atendimento! Abaixo o atendimento descuidado, insatisfatório, decepcionante , desleixado, negligente, precipitado, desatento. Sabes que mais, meu caro Sttau, dei por mim a pensar que com mais 10 segundos do seu tempo a empregada deste Olaias ter-me-ia conquistado para uma nova visita. Bastaria ter estruturado devidamente a sua resposta. Em vez do seu brusco “Não há mesa. Estamos cheios”, poderia ter dito algo como: “Desculpe, mas neste momento já não temos nenhuma mesa disponível, já não podemos servir mais almoços. Lamentamos muito o inconveniente. Mas, por favor, não desista de nos visitar. Quer uma reserva para outro dia? Agradecemos a sua compreensão e paciência. Obrigado por nos ter escolhido.” Pelas minhas contas, considerando que, em média, um ser humano consegue proferir 160 palavras por minuto, a empregada do Olaias poderia ter despendido apenas 13,5 segundos para me pôr a andar sorridente com um “v” de “volta”». A isto, o Sttau retorquiu com a sua característica ironia e argúcia: «Meu caro amigo, como sempre, a vida é um palco, e os restaurantes, os seus actores. No Olaias, parece que a peça foi um fracasso, com um elenco desmotivado e um roteiro mais próprio de um snack bar decadente. Mas não te aflijas, pois como bem sabes, há verdadeiros restaurantes e há aqueles que são apenas uma farsa da vida, sem alma, sem graça. Neste jogo teatral dos estômagos, a empregada do Olaias protagonizou um monólogo aborrecido. Em vez de encarnar o papel de anfitriã, optou pela trama simplista do “não há mesa”, típica de qualquer snack bar, mas com um desenquadramento que a torna pantafaçuda. Uma pena que não tenha percebido que a verdadeira arte está na delicadeza do serviço, na simpatia do acolhimento, na habilidade de transformar um simples almoço numa experiência inesquecível. Mas, meu caro, as tuas palavras soam como um argumento alternativo, um diálogo que poderia ter sido encenado de forma mais brilhante. A arte de bem atender é uma cena subtil, uma coreografia de palavras que, se executada com mestria, cativa clientes e transforma-os em fiéis espectadores. No teatro da gastronomia, os verdadeiros actores são aqueles que sabem improvisar, adaptar-se ao enredo do momento. A empregada do Olaias, infelizmente, parece ter esquecido as suas falas. Mas quem sabe, numa próxima representação, ela aprenderá a encantar o público, a conquistar corações com um simples sorriso e uma palavra bem escolhida. Assim, meu caro, que o próximo acto da tua saga gastronómica seja mais gratificante, onde os personagens compreendam que, no grande palco da vida, para além do sabor no prato, a gentileza e a atenção são os ingredientes que tornam o espectáculo verdadeiramente inesquecível.»Mais

Data da visita: novembro de 2023
Útil?3  
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Avaliado 8 de novembro de 2023 via rede móvel

A comida e o serviço são excelentes. A acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas é muito boa dentro do restaurante. Há espaço para circular e não há degraus. Estacionei no subterrâneo e há um elevador suficientemente grande para uma cadeira de rodas elétrica grande....Não vi casa de banho adaptada. A minha cadeira de rodas elétrica não coube no cubículo da casa de banho comum.Mais

Data da visita: novembro de 2023
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Pedro Ferreira, Proprietário em Olaias Restaurante - Café, respondeu a esta avaliaçãoRespondeu a 9 de novembro de 2023

Obrigado pelo comentário. Numa próxima visita, existe casa de banho adaptada no piso 1(acesso por elevador), junto à entrada do auditório principal (do lado direito) ou em caso de dúvida questione um colaborador do restaurante ou o segurança do CAE. Até breve! Cumprimentos,

Avaliado 24 de setembro de 2023 via rede móvel

Finalmente, depois de cerca de 6 tentativas ( não estou a exagerar) consegui fazer uma marcação . Bem, em relação ao espaço, nada a dizer , um espaço bastante acolhedor, bem decorado, inserido num dos espaços de maior referência da Figueira da Foz, com estacionamento...privado e fechado que traz um enorme conforto. Todo o restaurante assim como os funcionários de uma simpatia e brio irrepreensível , atenciosos , e muito profissionais . Falando agora, do que importa : A carta de vinhos completa, adequada ao espaço , com preços bem aplicados. Uma carta não muito densa mas suficiente, capaz de de oferecer uma boa variedade . De entradas optamos pelos croquetes de alheira com maçã ( óptimos ) e uns camarões salteados, ambos com grande qualidade, muito saborosos . Como prato principal, arroz de carabineiro . Foi aqui que me desiludi, confesso . Talvez por ter grandes expectativas sobre o arroz. Nada a dizer em relação ao ponto de cozinha do carabineiro nem há sua qualidade, no entanto o arroz… bem , com uma enorme mistura de sabores, faltando aquele que não deveria faltar, o sabor a “mar” tornando-se um pouco enjoativo até . Confesso que não fiquei fã . Para terminar a sobremesa voltou a agradar bastante - panacota de caramelo e banana. Acreditem que fico com algum amargo de boca ao não dar 5 estrelas ao restaurante, mas não seria justo dar tal pontuação com base na experiência toda. Voltarei em breve e espero aí , dar os 5 pontos !Mais

Data da visita: setembro de 2023
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Avaliado 15 de setembro de 2023

Excelente comida com algumas surpresas nas criações. O rissol de pescada com um toque de curry surpreendeu bem e o cachaço de porco preto desfazia-se como manteiga. O ambiente no restaurante é descontraído e agradável. Para mim é o número 1 na Figueira da Foz....Só custa um bocadinho é a encontrar o restaurante porque está inserido num cento cultural. No entanto tem um parque de estacionamento no edifício, o que torna mais fácil para quem vem de carro.Mais

Data da visita: setembro de 2023
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Avaliado 14 de setembro de 2023 via rede móvel

Que bela e frondosa olaia nos espantou na Figueira da Foz. Em jantar de negócio com 12 convivas à mesa, este restaurante trouxe-nos à mesa pratos de grande qualidade e identidade, servidos por uma equipa simpática. Carta de vinhos adequada e sabiamente esclarecidos. Relação qualidade/preço...muito boa. O Chefe que pedimos que viesse à mesa deve orgulhar-se do tratamento e dedicação a esta bela olaia. Reservem.Mais

Data da visita: setembro de 2023
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OLAIAS RESTAURANTE - CAFÉ, Figueira da Foz - Menu, Preços, Comentários de Restaurantes & Reservas

Perguntas frequentes sobre Olaias Restaurante - Café

Sim, o Olaias Restaurante - Café está a tomar precauções contra a COVID-19. Pode encontrar uma lista completa das mesmas na secção "Precauções de segurança" desta página.

O Olaias Restaurante - Café tem as seguintes classificações dos viajantes do Tripadvisor nestas categorias:
  • Comida: 4.5
  • Serviço: 5
  • Valor: 4
  • Ambiente: 5