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Esta igreja, na sua simplicidade, tem uma história curiosa já que tudo começou com o afresco da Madona da Humildade, ora atribuído a Bartolomeu Cristiani, ora a um pintor anônimo de Pistóia,. O projeto é do arquiteto Ventura Vitoni, mas a cúpula, construída bem depois, é de Giorgio Vasari. Pois bem, reza a lenda que, nos idos de julho de 1490, cidade divida em facções que se digladiavam paleo poder local, algumas pessoas teriam visto sangue escorrendo pela testa da Virgem o que foi entendido como um sinal de que a santa sofria com as mortes que não paravam de acontecer. O bispo da época, Niccolò Pandofini, confirmou o milagre e as famílias decidiram construir o santuário, Bonito, não? Assim, essa igreja, simples e despojada, merece ser vista pelo afresco, por sua simplicidade e pela cúpula octogonal de Vasari.…
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Data da experiência: outubro de 2018
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Entre os edifícios sagrados mais interessantes da Toscana, está a Basílica de Nossa Senhora da Humildade. A bela cúpula de sessenta metros de altura é o trabalho de Giorgio Vasari do século XVI. A igreja tem um plano octogonal e é precedida por um belo vestíbulo, coberto por uma abóbada de berço. É o edifício renascentista mais importante da cidade, contendo as belas decorações e algumas belas pinturas em seu interior. Não perca esta, é uma verdadeira jóia da cidade!…
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Data da experiência: setembro de 2018

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Pistoia, anteriormente um município autônomo, logo perdeu (desde o início do século XIV) sua independência, porque a grande cidade vizinha de Florença; assim, o esplendor de sua arquitetura medieval contrasta com a escassez de arquiteturas renascentistas: no período da Renascença (século XV e depois), ela está totalmente sujeita a Florença e dependente dela. Essa basílica, no entanto, é uma exceção, no sentido de que é a arquitetura renascentista mais importante de Pistoia. Entrando no átrio da igreja você pode supor para ser transportado para um interior típico e elegante do primeiro Renascimento Florentino, com arcos de cor escura que se destacam em abóbadas brancas. O sentimento está correto: o designer do átrio (se não o construtor) é o famoso Giuliano o Sangallo. Em vez disso, o núcleo da igreja, o octógono que sustenta a cúpula, não se parece com nenhuma das mais renomadas arquiteturas renascentistas que conheço: consiste em três ordens sobrepostas, sempre apresentando um elegante bicromo branco / escuro, suportando uma cúpula imitada pelo famoso uma da Catedral de Florença. A cúpula, no entanto, neste caso, é devida a Giorgio Vasari e depois a Bartolomeo Ammannati (daí vem da segunda metade do século XVI). Notei que a cúpula tem problemas aparentemente estáticos, porque ela é tecida na sua base por vários cabos de aço para superar a tendência que provavelmente terá de colapsar sob seu próprio peso. Quanto mais você pode apreciar o gênio de Brunelleschi, que evitou a cúpula de Florença estes problemas.…
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Data da experiência: setembro de 2017

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